sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A culpa é minha


A culpa é algo que carregamos desde o inicio de nossa existência, sendo merecida, ou não, sendo auto reconhecida, ou não, e sendo justa, ou não. É natural do ser humano procurar um "pecador", um responsável por diversas situações nas quais a vida lhe põe em prova. Já dizia Rousseau que procurar de onde veio o golpe ou a intenção, é comum a todos nós. Isso é bom, imaginem como seria morrer sem saber de onde, por que, e por quem foi dado o tiro .. Nietzsche também descreve o sentimento de culpa, o tormento, o medo do pecar, e foi percebendo pedacinhos do pensar de varias pessoas que li, ou escutei, que reconheci minha ideia e sentimento de culpa. Psicopatas geralmente tem total consciência de sua maldade mas não possuem nenhum tipo de sentimento ligado a culpa, reconhecem sim sua perversidade, mas sentir-se culpado não .. Percebi então que culpa é mais sentimento, do que reconhecimento de atos. Ser culpado é ser responsável por algo que gerou uma consequencia marcante e não está, necessariamente, ligada a fatos considerados negativos. Ninguém coloca em nós a culpa de coisas boas. Não carrego mais a culpa de coisas negativas, por mais que insistam nisso, já me preveni. Só sou culpada agora por coisas agradáveis, palavras doces, amores platónicos, e os sonhos mais doces possíveis afinal, a culpa é minha e eu coloco ela em quem e no que eu bem entender.

Analu Oliveira

Um comentário:

  1. você está cada dia mais perfeita amiga , suas palavras são maravilhosas quando juntas ! te amo

    ResponderExcluir